Estado brasileiro de Mato Grosso busca promover a cooperação agrícola com a China

Estado brasileiro de Mato Grosso busca promover a cooperação agrícola com a China


 

Beijing, 9 nov (Xinhua) -- Uma delegação de Mato Grosso liderada por Lucas Costa Beber, presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Brasil, visitou nesta semana a cidade de Rizhao, na Província de Shandong, leste da China, em busca de oportunidades de cooperação agrícola com a cidade chinesa.


A delegação visitou o centro da cidade, o Porto de Rizhao, bem como a empresa filial em Rizhao da Cargill, gigante agrícola e alimentícia sediada nos EUA.


Beber disse que, com excelentes vantagens como a localização portuária e indústrias portuárias desenvolvidas, Rizhao tem grande potencial de cooperação com Mato Grosso, e que o estado brasileiro aproveitará ao máximo suas próprias vantagens para promover a cooperação pragmática entre os dois lados, conforme o site do governo da cidade.


O governo de Mato Grosso do Brasil participa, de 5 a 10 de novembro, da 7ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês), em Xangai.


A delegação de Mato Grosso à CIIE é composta por mais de 40 instituições e empresários do comércio e do agronegócio e liderada por Otaviano Pivetta, vice-governador de Mato Grosso, e César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.


Mato Grosso tem um forte relacionamento comercial com a parte chinesa, com mais de 20 memorandos de entendimento contratados direta e diretamente. Nos últimos cinco anos, essa parceria cresceu depois que o governo de Mato Grosso sediou uma consultoria internacional em Pequim.


Nesta edição da CIIE, a área do estado de Mato Grosso aumentou para 100 metros quadrados, em comparação com os 54 metros quadrados na 6ª edição da CIIE no ano passado, quando o estado brasileiro participou pela primeira vez do evento.


“A China é um dos nossos principais importadores, temos uma forte relação comercial e vitória para expandir-la. Entendemos que as possibilidades são enormes para Mato Grosso e, por isso, estaremos presentes novamente na CIIE”, afirmou César Miranda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Mato Grosso --- Desembargadora do MT que autorizou vale-ceia de R$ 10 mil ganha mais de R$ 133 mil por mês - créditos CNN

G20: Defesa emprega 9 mil militares para atuar na segurança da cúpula de líderes, no RJ